07 dezembro, 2013

Inspiração: Bibliotecas onde eu poderia morar

Quem acompanha o blog (mesmo que eu passe uma vida para atualizar, rs), já sabe que sonho em morar dentro de uma biblioteca, né? Sentindo o cheiro das páginas dos livros, lendo como se não houvesse amanhã, criando meus mundos paralelos...

Enfim, hoje vou postar algumas fotos de bibliotecas que são um verdadeiro sonho, daquelas que fazem qualquer um pirar sem saber se lê, ou se admira o admirável-mundo-novo ao seu redor.


 1. BIBLIOTECA DO MOSTEIRO BENEDITINO DE ADMONT - Construída no século 18, é a maior biblioteca monástica do mundo, com mais de 70 mil volumes e 1400 manuscritos. Está localizada na região central da Áustria. (Me diz se não dá vontade de morar aí?)

2. BIBLIOTECA JOANINA - É uma biblioteca do século 18, situada na Universidade de Coimbra, em Portugal. É conhecida por seu estilo rococó. Possui mais de 70 mil volumes.

3. BIBLIOTHECA AUGUSTA - Foi fundada em 1573, em Wolfenbüttel, na região central da Alemanha. Tem mais de 900 mil livros, incluindo importantes obras da Idade Média.

4. BIBLIOTECA DO MONASTÉRIO DE STRAHOV - Construída no século 17, tem dois salões principais: o teológico e o filosófico. Guarda mais de 400 mil volumes.

5. BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ESTOCOLMO, projetada pelo arquiteto Gunnar Asplund e com as portas abertas em 1928. Afora estar inserida em prédio com estilo clássico, o que dá à arquitetura um charme, sua história é um de seus diferenciais: esta foi a primeira biblioteca a abrir as portas para o livre acesso do público. Seus números também são de impressionar. Em suas prateleiras, estão mais de 700 mil livros, 170 jornais diários e 1200 revistas.

6. A BIBLIOTECA SAINTE GENEVIÈVE, foi projetada por Henri Labrouste e construída em 1838 e 1850 em Paris, na França. Calcula-se que o prédio guarde mais de 2 milhões de arquivos.

Fonte: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário